SEDE: RUA INHAMUS,135 - LOTE 14, QUADRA A VILA VALQUEIRE.

21 3038.8619 / 21 98171.5834 /

História do MuayThai no Brasil

Em 1979 começou uma nova modalidade no Brasil, o Grão Mestre Nélio Naja introduziu o MuayThai, na época mais conhecido como Boxe Thailandês, no país. Reuniu um grupo de faixas pretas de Tae Kwon Do, entre eles os Mestres Luiz Alves, Flavio Molina (in memorian), Narany e Rudimar Fedrigo.

Em 1980 foi fundada a primeira associação de MuayThai, onde tinha como presidente o Grão Mestre Flavio Molina. Em 1981 aconteceu o primeiro campeonato Interestadual no Rio de Janeiro, no Bérro D´agua, onde hoje é academia Nobre Arte, foi um duelo entre Rio de Janeiro e Curitiba, onde Rio de Janeiro foi o campeão. Ainda em 1981, o fundador e presidente da Confederação Brasileira de MuayThai, Grão Mestre Luiz Alves, fazia a sua estréia como lutador de MuayThai. Foi no desafio Rio x Curitiba, onde venceu por pontos o atleta de Curitiba. Em 1982 acontecia o segundo Interestadual no Rio de Janeiro, no Clube Morisco, no bairro de Botafogo, entre Rio de Janeiro e São Paulo, onde a cidade do Rio de Janeiro foi a campeã.

Em 1984 acontecia o primeiro torneio Carioca de MuayThai e nesse mesmo ano aconteceu mais um interestadual, só que dessa vez foi em Curitiba, entre Rio de Janeiro e Curitiba, e a cidade campeã foi a capital paranaense.


MuayThai na Tailândia

Na Tailândia o MuayThai não é considerado um esporte como as outras Artes Marciais são consideradas em outros países, como o Judô no Japão por exemplo.

Na Tailândia, o MuayThai além de ser um esporte nacional é um emprego, um meio de sobrevivência, uma profissão. Os lutadores lutam para sobreviver, para ganhar seus salários e sustentarem suas famílias que são na maioria das vezes muito pobres, pois a Tailândia é um país extremamente pobre. Portanto, não existe um sistema de graduação.

No ocidente, devido à necessidade de graduar e avaliar seus alunos, algumas federações, confederações e também alguns mestres criaram alguns sistemas de graduações para o MuayThai. Os sistemas de graduação no MuayThai são muito usados na Europa, principalmente na Inglaterra e na França. Neste sistema de graduação, usa-se a faixa de braço com a cor correspondente ao nível do aluno segundo a avaliação do mestre ou da federação ou Confederação. As cores variam de federação para federação ou de mestre para mestre. Mas, uma coisa que definitivamente o MuayThai não usa em nenhum país do mundo são faixas na cintura como forma .

Aliás, uma outra curiosidade, na Tailândia as categorias amador e profissional só existem no papel, pois na maioria das vezes garotos de 10 ou 12 anos já são lutadores profissionais, pois recebem dinheiro para lutar. A categoria de lutador amador é mais usada para os estrangeiros que vão lutar na Tailândia, não por Tailandeses.

Eis ai uma coisa que intriga a muitas pessoas... a graduação. Na Tailândia não existe graduação, lá é separado por atletas amadores e atletas profissionais agora aqui no Brasil foram criadas a graduação para poder separar os alunos mais "experientes" dos alunos mais novos muitos isso no visual eles são diferenciados pelos "Prajied" que erroneamente muitos chamam de "Kruang". Na Tailândia o Prajied é uma corda trançada que é colocada no braço do lutador e dentro desta corda há uma esfera que é chamada de kruang com a imagem de um Buda, é colocada pelo Kru que antes da luta depois de ser feito uma reza sobre ela que eles acreditam que afasta os maus espíritos e protegem o lutador, muita gente estranha vendo lutadores como Buakaw uns dos melhores da atualidade usando Prajied branco... a cor pra eles não simboliza nada.

Aqui no Brasil dar-se muito valor a isso e às vezes esquece-se de ver a qualidade do atleta e infelizmente ainda não é uma coisa padrão...

Todo praticante de MuayThai tem por obrigação ao menos conhecer essa prática e seu sentido aplicado ao ringue. Não se usa a palavra Arte em vão, todo o conjunto de técnicas envolve filosofia e crenças milenares.


Wai = Ação de unir as mãos como em prece para mostrar respeito.

Kru = Podemos traduzir como professor/treinador

Ram = Antigo estilo de dança tailandesa

Muay = boxeador


No Ocidente estamos acostumados com o sistema de academia padrão, você entra, gosta paga e começa a treinar, mas no Oriente durante muito tempo não era tão simples, você era apresentado ao Professor, prestava respeito a ele oferecendo flores, comida, velas perfumadas ou algo que lhe fosse de valor.

Após essa aceitação o aluno começava seu treinamento básico na Arte focado na disciplina, respeito e técnica, dessa tradição temos o que hoje é conhecido por Ram Muay Wai Kru.

O rito:

O lutador percorre o ringue com sua mão direita tocando as cordas como forma de selar o local da luta, nos 4 cantos faz uma breve parada e realiza uma prece. Se dirige ao centro do ringue se ajoelha e se curva por 3 vezes em sinal de respeito ao seu Deus e seu adversário.

Assim o lutador executa o Ram Muay, que possui variações das mais simples as mais complexas, o Ram Muay é pessoal, desenvolvido pelo lutador, campo de treino ou treinador. Ele demonstra equilibrio, calma, técnica e de forma simbólica pede proteção na "batalha" que irá começar.

Todo o rito é seguido de música e todo lutador usa seu Mongkon na cabeça para simbolizar seu campo, seu professor, seu local de origem.

Tenho visto muitos ditos "entendedores" do Muaythai, dizerem por aí que a tradução correta da palavra Muaythai (Muay Thai), seria Arte dos Livres, ou Luta dos Livres.

Mas estão errados.

Muaythai (que antes era escrito Muay Thai, separado, mas foi mudada a sua grafia devido à fins de tornar a Arte um esporte olímpico), quer dizer Luta tailandesa, ou Boxe tailandês;

(Muay = Luta, boxe / Thai = Tailândia, tailandês).

"Thai" nada tem a ver com a palavra "livre".

Simples assim.


Sawadee Krap!

Em Tailandês bom dia..Boa tarde e Boa noite são as seguintes palavras...

Aroon Sawadee (Bom Dia)

Sayan Sawadee (Boa Tarde)

Ra Tree Sawadee (Boa Noite)

Quando se cumprimenta o professor Kru grau preto...

(Sawadee Kru Muay)


FEDERAÇÃO CARIOCA DE MUAY THAI
1º KHAN
Branca
INICIANTE
2º KHAN
Amarela
INICIANTE
3º KHAN
Amarela
Branca
INICIANTE
4º KHAN
Verde
INICIANTE
5º KHAN
Verde
Branca
INTERMEDIÁRIO
6º KHAN
Azul
INTERMEDIÁRIO
7º KHAN
Azul
Branca
INTERMEDIÁRIO
8º KHAN
Marrom
AVANÇADO
9º KHAN
Marrom
Branca
AVANÇADO
10º KHAN
Vermelho
AVANÇADO
11º KHAN
Vermelho
Branca
AVANÇADO
12º KHAN
Preto
INSTRUTOR
13º KHAN
Preto
Branca
PROFESSOR (KRU)
14º KHAN
Preto
Dourado
MESTRE (ARJAM)
15º KHAN
Prata
GRÃO-MESTRE (ARJAM YAI)
16º KHAN
Dourado
GRÃO-MESTRE HONORAR (POR RA MA ARJAM)